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RELATÓRIOS

EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

   

ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e 

PROINFO - MEC

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE INFORMÁTICA

DURANTE O ANO LETIVO DE 2007 E OUTRAS INFORMAÇÕES[1]

No ano de 2007 demos continuidade às nossas atividades de inclusão digital através da execução de projetos junto a salas de aula; e trabalhos de pesquisa através de páginas da Internet. A sala foi usada também para exposição de aulas e para uso de cursos de ensino a distância: envio de material, consulta a notas, download de material de estudo. Atendemos a alunos da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - EMMGTB (de primeira infância a 4º ano escolar) e da Escola Municipal Miguel Resende - EMMR (de 5º a 8º ano escolar) – O atendimento aos alunos dessa escola aconteceu até o mês de outubro, pois a partir de novembro nossa agenda ficou repleta com agendamento das professoras da EMMGTB; o atendimento aos professores e demais funcionários das duas escolas e a comunidade local, em pesquisa a multas de trânsito, inscrições em concursos, envio de e-mails, envio de currículos, declaração de imposto de renda, consulta a extrato bancário, inscrição para designação no estado, localização de endereços através de mapas, etc.

De acordo com dados do primeiro semestre do ano de 2007 fizemos uma estimativa mensal da movimentação da sala de informática obtendo os seguintes resultados: Houve uma movimentação média de 627usuários por mês, incluindo alunos da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga e da Escola Municipal Miguel Resende, assim como professores e demais funcionários dessas duas escolas, e também pessoal da comunidade. O destaque foi para alunos atendidos em projetos da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, seguida por atendimento a professores e demais funcionários dessa mesma escola.

Os projetos mais trabalhados foram dentro da área interdisciplinar e projetos específicos da área de Língua Português.

As turmas que foram mais atendidas foram de 1º ano, 2º ano e 4º ano.

Quanto ao atendimento por turno, de acordo com o gráfico abaixo, tecnicamente podemos afirmar que houve um equilíbrio no atendimento aos dois turnos.

Quanto às modalidades oferecidas pela sala, as mais procuradas foram Jogos Educativos, Internet e Word, seguidas de Power Point e Paint.

Pedagogicamente trabalhamos dentro de uma concepção de  educação “construicionista”[2] que vê a educação  como uma prática educativa dentro do processo ensino-aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, no saber a pensar, no criar e inovar; e no construir conhecimentos com autonomia, através da participação, de forma cooperativa, priorizando a formação de conceitos.

Didaticamente procuramos valorizar a construção mental do sujeito, orientando-o na instrumentalização do próprio aprendizado, possibilitando que cada um crie seus próprios métodos de organização da aprendizagem, com capacidade de recorrer a múltiplas vias e fontes de saber, selecionando material, sintetizando o material selecionado, e compartilhando idéias, teorias, e resultados experimentais com outros, através da pesquisa por meio de páginas da Internet. Trabalhamos com o raciocínio lógico: dedução, indução e intuição[3] e atividades de simulação através de jogos. Procuramos fazer da sala de informática um ambiente voltado para a construção coletiva do conhecimento.  

No campo instrumental, no que diz respeito ao manejo do computador foi trabalhado: uso do mouse, do teclado, leitura da tela e acesso ao ambiente de rede, coordenação motora e visual, decodificação de comandos, elaboração, revisão e formatação de textos, preenchimento de formulários, produção de slides e de gráficos.

Houve a produção de um informativo interno da sala de informática: InformAtivo, com sua  tiragem impressa e em formato eletrônico.

No tocante às máquinas estávamos  com os 11 (onze) computadores em bom funcionamento, todos trabalhando em rede, contudo nossos computadores foram infectados por um vírus e parece-nos que a nossa única saída será a formatação de todas as máquinas e a reinstalação do windows. Tomaremos as devidas providências junto ao setor de informática da prefeitura municipal.

Estamos sem impressora[4] e nosso skanner também não está funcionando[5]. Nossa Internet é de acesso discado e a acessamos apenas do administrador do sistema. Estamos sem som no administrador, o que limita algumas ações na Internet. Estamos com três drivers de CD funcionando e estamos com dois drivers de disquete com defeito.

Necessidades de nossa sala: substituição das máquinas por outras de última geração, pois nossas máquinas são de 1999, portanto trabalham com muitas limitações[6], temos necessidade de instalação da Internet banda larga em rede, instalação de ar condicionado na sala, pois a poeira que os ventiladores levantam danificam as máquinas, e o cheiro de suor na sala quando cheia de alunos fica bastante forte, e o ar fica abafado.

Queremos destacar que no momento o mais importante para a nossa escola em termos da comunicação e informação é a Internet em rede, para que nossos alunos e professores possam desenvolver capacidades de pesquisa e interatividade, aspectos essenciais para uma educação de qualidade nos dias atuais.

Josué Geraldo Botura do Carmo

Santa Luzia, 19 de novembro de 2007

 

[1] Este Relatório encontra-se no endereço eletrônico: http://planeta.terra.com.br/educacao/josue no link Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga – Relatórios.

[2] Termo cunhado por Papert e que significa o máximo aprendizagem com o mínimo de ensino, com base no construtivismo de Piaget e Vygotsky.

[3] Segundo Yung é a “capacidade interior de perceber possibilidades”.

[4] Nossas impressoras estão na assistência técnica da Prefeitura para conserto.

[5] Problema de instalação. Sempre tivemos esse problema. A máquina funciona por um tempo e para de funcionar de repente.

[6] Para se ter uma idéia nossos HDs são de 3 Gb e temos 32 de memória RAM nos clientes, exceto o administrador do sistema que conta com 128 de memória RAM, porque teve placa mãe e placa de memória substituídas por doação.

 

MÊS DE ABRIL/2007

No mês de abril foram desenvolvidos em nossa sala 12 projetos, sendo 5 na área de Língua Portuguesa, 1 na área de linguagem oral e escrita, 1 na área de Artes visuais, e 5 interdisciplinares. Foram os projetos: Trabalhando com o alfabeto, professoras Vilma Aparecida S. Pereira e Márcia Mello da S. Pereira, ambas professoras do primeiro ano do ensino fundamental, e professora Sônia Cristina C. Reis, da primeira infância. Leitura e produção de texto usando recursos da informática, professora Nanci de Fátima Ezequiel, do 4º ano do ensino fundamental. Leitura e escrita, professora Sônia Cristina C. Reis, do 3º ano do ensino fundamental. Trabalhando coordenação motora e visual ambos da  professora Ilse Maria Severiano Alves, também da primeira infância. Desenvolvendo coordenação motora, visual e habilidades de leitura e escrita, pelas professoras Elizabeth Aparecida de Castro, Maria Eunice F. Moreira e Neusa Xavier Conceição, todas professoras do 2º ano do ensino fundamental, e Laine da Conceição Santos do 3º ano do ensino fundamental, e Almerinda Márcia dos S. Bennittz, do 1º ano do ensino fundamental. Produção de textos epistolares e preenchimento de formulários, pela professora Marita Aparecida Prado. (gráfico 1).

Gráfico 1. Projetos por disciplinas desenvolvidos na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG., no mês de abril de 2007.

Foram 2 projetos de primeira infância, 3 projetos de 1º ano do ensino fundamental, 3 projetos de 2º ano do ensino fundamental, 2 projeto do 3º ano do ensino fundamental e 2 projetos do 4º ano do ensino fundamental. (gráfico 2).

Gráfico 2. Projetos por anos escolares desenvolvidos na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG., no mês de abril de 2007.

Desses projetos 7 são do turno da manhã e 5 do turno da tarde (gráfico 3).

Gráfico 3. Projetos por turnos desenvolvidos na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG., no mês de abril de 2007.

Atendemos ainda este mês em nossa Sala de Informática, na perspectiva da inclusão digital, nas diferentes modalidades: 64 professores e demais funcionários da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, 11 professores de demais funcionários da Escola Municipal Miguel Resende, 28 alunos da escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, 174 alunos da Escola Municipal Miguel Resende, 21 pessoas da comunidade. 383 alunos foram atendidos em projetos. (Gráfico 4).

Gráfico 4. Usuários da Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG. durante o mês de abril de 2007.

Na modalidade Internet tivemos 276 atendimentos.

Na modalidade Word tivemos 291 atendimentos.

Na modalidade Excel tivemos 0 atendimento.

Na modalidade Power Point tivemos 124 atendimentos.

Na modalidade Paint tivemos 7 atendimentos.

Na modalidade Jogos Educativos tivemos 178 atendimentos.

Na modalidade Tradução tivemos 30 atendimentos.

Na modalidade Música tivemos 0 atendimentos.

Na modalidade Digitação tivemos 11 atendimentos.

Na modalidade Fotografias tivemos 4 atendimentos.

Na modalidade Animação tivemos 0 atendimentos.

(Gráfico 5)

Gráfico 5. Modalidades procuradas pelos usuários na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG. No mês de abril de 2007.

Houve um total de 921 atendimentos, entre alunos, professores, funcionários e comunidade dentro das diversas modalidades.

Santa Luzia, 27 de abril de 2007. 

Josué Geraldo Botura do Carmo

MÊS DE MARÇO/2007

No mês de março foram desenvolvidos em nossa sala 12 projetos, sendo 4 na área de Língua Portuguesa, 2 na área de linguagem oral e escrita, 2 na área de Artes visuais, e 1 interdisciplinar que abrangeu as áreas de Artes e Língua Portuguesa, 1 projeto na área de Inglês, 1 projeto na área de Geometria e 1 projeto na área de Ensino Religioso.  Foram os projetos: Trabalhando com o alfabeto, professoras Vilma Aparecida S. Pereira e Márcia Mello da S. Pereira, ambas professoras do primeiro ano do ensino fundamental, e professora Sônia Cristina C. Reis, da primeira infância. Leitura e produção de texto usando recursos da informática, professora Nanci de Fátima Ezequiel, do 4º ano do ensino fundamental. Leitura e escrita, professora Sônia Cristina C. Reis, do 3º ano do ensino fundamental. Trabalhando com o nome, professora Tatiana Matos Cunha, da primeira infância. Trabalhando com formas e cores, e Trabalhando coordenação motora e visual ambos da  professora Ilse Maria Severiano Alves, também da primeira infância. Produção de texto: história em quadrinhos e outros textos, professora Maria Aparecida Prado, do 4º ano do ensino fundamental. E Inclusão digital através de cadastro em uma comunidade virtual, professor Amantino Feliz Miranda. Trabalhando com formas geométricas através do Tangram, professora Patrícia Avelar A. Gomes. Diversidade Religiosa no mundo, professora Kate Mara Souto. (gráfico 1).

Gráfico 1. Projetos por disciplinas desenvolvidos na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG., no mês de março de 2007.

Foram 4 projetos de primeira infância, 2 projetos de 1º ano do ensino fundamental, 1 projeto do 3º ano do ensino fundamental e 2 projetos do 4º ano do ensino fundamental, 1 projeto atendendo a alunos de 6º ano do ensino fundamental, e 2 projetos atendendo a alunos de 7º ano do ensino fundamental e 2 projetos atendendo alunos de 8º ano do ensino fundamental. (gráfico 2).

Gráfico 2. Projetos por anos escolares desenvolvidos na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG., no mês de março de 2007.

Desses projetos 5 são do turno da manhã e 7 do turno da tarde (gráfico 3).

Gráfico 3. Projetos por turnos desenvolvidos na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG., no mês de março de 2007.

Atendemos ainda este mês em nossa Sala de Informática, na perspectiva da inclusão digital, nas diferentes modalidades: 77 professores e demais funcionários da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, 32 professores de demais funcionários da Escola Municipal Miguel Resende, 116 alunos da escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, 146 alunos da Escola Municipal Miguel Resende,  32 pessoas da comunidade. (Gráfico 4).

 

Gráfico 4. Usuários da Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG. durante o mês de março de 2007.

Na modalidade Internet tivemos 167 atendimentos.

Na modalidade Word tivemos 257 atendimentos.

Na modalidade Excel tivemos 1 atendimento.

Na modalidade Power Point tivemos 28 atendimentos.

Na modalidade Paint tivemos 44 atendimentos.

Na modalidade Jogos Educativos tivemos 80 atendimentos.

Na modalidade Tradução tivemos 28 atendimentos.

Na modalidade Música tivemos 1 atendimentos.

Na modalidade Digitação tivemos 20 atendimentos.

Na modalidade Fotografias tivemos 10 atendimentos.

Na modalidade Animação tivemos 0 atendimentos.

(Gráfico 5)

Gráfico 5. Modalidades procuradas pelos usuários na Sala de Informática da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga - Santa Luzia - MG. No mês de março de 2007.

Houve um total de 1337 atendimentos, entre alunos, professores, funcionários e comunidade.

 Santa Luzia, 30 de março de 2007.

Josué Geraldo Botura do Carmo

MÊS DE FEVEREIRO/2007

No mês de fevereiro foram desenvolvidos em nossa sala dois projetos:Elaboração de gráficos com recursos do Excel  e Dicionário: elaboração e confecção, ambos da professora Juliane Lourdes Silva, desenvolvidos com a turma 301, em cada projeto atendemos a 35 alunos. O primeiro projeto atendeu à área de matemática e o segundo projeto à área de Língua Portuguesa (Gráfico 1). Para efeito de lançamento serão computados 70 usuários, por serem dois projetos distintos.

 

Gráfico 1. Projetos por disciplinas desenvolvidos na Sala de Informática

da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga Santa Luzia –

MG., no mês de fevereiro de 2007.

Atendemos ainda este mês em nossa Sala de Informática, na perspectiva da inclusão digital 66 professores e demais funcionários da Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga nas modalidades de Internet, Jogos Educativos, Consulta a elaboração de monografia (pesquisa e formatação de trabalho),  17 professores e demais funcionários da Escola Municipal Miguel Resende na modalidade de Internet, 24 alunos da escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga, nas modalidades de Internet, Jogos educativos e música, 157 alunos da Escola Municipal Miguel Resende, nas modalidades de Internet, Paint, Jogos Educativos, Digitação, Fotografias e Animação, 17 pessoas da comunidade nas modalidades: Internet, Tradução, Música e Digitação. (Gráfico 2).

 

                        

 

 

 

Na modalidade Internet tivemos 189 atendimentos.

Na modalidade Word tivemos 43 atendimentos.

Na modalidade Excel tivemos 35 atendimentos.

Na modalidade Power Point tivemos 1 atendimento.

Na modalidade Paint tivemos 24 atendimentos.

Na modalidade Jogos Educativos tivemos 38 atendimentos.

Na modalidade Tradução tivemos 5 atendimentos.

Na modalidade Música tivemos 3 atendimentos.

Na modalidade Digitação tivemos 5 atendimentos.

Na modalidade Fotografias tivemos 12 atendimentos.

Na modalidade Animação tivemos 4 atendimentos.

(Gráfico 3)

 

 

Atendemos um total de 351 pessoas, entre alunos, professores, funcionários e comunidade.

 

Santa Luzia, 1º de março de 2007.

Josué Geraldo Botura do Carmo


RELATÓRIO 2005

Neste relatório trataremos na primeira parte das questões didáticas e pedagógicas da Sala de Informática Aplicada à Educação da E.M. Maria das Graças Teixeira Braga. E na segunda parte trataremos da parte física da mesma.

Quanto ao didático e pedagógico, dando continuidade a um trabalho que vinha acontecendo desde os anos anteriores, trabalhamos com crianças a partir de 6 anos de idade, da primeira infância até alunos jovens e adultos de oitava série do ensino fundamental. Trabalhamos também com alguns professores em orientação de formatação de trabalhos, pesquisa e manejo do computador e da Internet, além do atendimento à comunidade local. O nosso trabalho acontece de modo interdisciplinar, há uma interação entre várias disciplinas, uma relação de reciprocidade, de mutualidade, possibilitando o diálogo entre os elementos do grupo e muitas vezes entre grupos. Neste ano a nossa ênfase foi na questão da interatividade: humano x máquina e humano x humano. Tivemos uma preocupação constante com que todos desenvolvessem habilidades com softwares, abrindo e fechando programas, e desenvolvessem  a capacidade de navegar pelos programas, pastas e documentos, em busca de material do interesse de cada um. A Internet nos serviu para acessarmos material de pesquisa para os mais diversos temas e ainda para que alunos, professores e funcionários fizessem inscrições, declarassem imposto de renda, e acessassem seus correios.

Continuamos primando por trabalhos com qualidade científica, orientando no levantamento de material, na seleção e ordenamento desse material, e ainda na formatação do trabalho dentro do modelo padrão de trabalho científico: capa, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. Aqui os alunos desenvolvem além de habilidades com o teclado, o mouse, e os softwares, a capacidade de raciocínio lógico-matemático, habilidades com a escrita, desde o conhecimento do alfabeto e outros símbolos da escrita, formação de palavras e frases, até a produção de textos. O computador possibilita ainda o contato com a língua inglesa e espanhola, além de outras línguas. Um aspecto ainda muito importante é que o computador faz aguçar a imaginação através da multimídia e jogos de simulação e estratégia, proporcionando o desenvolvimento da criatividade. Na medida do possível, continuamos promovendo a inclusão digital, embora a Sala de Informática seja pequena para o número de alunos, professores e outros usuários da comunidade em geral, cada aprendiz de informática é um multiplicador em potencial, pois transmite seus conhecimentos a tantos outros.

Desde o final do ano passado, e durante todo o ano de 2005 nossos informativos tomaram um caráter mais reflexivo, por entendermos que a inclusão digital deva acontecer com muita reflexão, interatividade, pois essa é uma das características principais das novas tecnologias da informação e da comunicação, pois de acordo com Heidegger "A essência da tecnologia tem pouco a ver com a tecnologia", ela representa a transformação do comportamento humano a partir da forma como a população de uma determinada região a utiliza. Tratamos assim dos seguintes assuntos: Inclusão digital, virtualidade, a linguagem no dia a dia da informática, integração nacional, o uso da Internet na escola, informática e meio ambiente.

Participamos da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2005) pela Sociedade Brasileira de Computação, na modalidade de Iniciação – Nível 1 (alunos de 5º e 6º ano)[1].

Quanto à questão física, necessário se faz a instalação de ar condicionado na sala, pois o sistema de ventiladores levanta muita poeira, prejudicando as máquinas, há necessidade da reforma do piso, da restauração das persianas e das cadeiras da sala. Quanto às máquinas precisamos com urgência que sejam trocadas por máquinas de última geração com todos os recursos multimídia atuais, para que cada vez mais possamos desenvolver a pedagogia dos multimeios em nossa escola. Nossas máquinas estão obsoletas.

Uma sugestão é que se interligue os computadores todos da Escola em rede: Secretaria, Supervisão, Sala dos Professores e Sala de Informática, disponibilizando material de interesse de todos, para que haja um fluir da comunicação e da informação dentro do Estabelecimento de Ensino.

 

Santa Luzia, 17 de novembro de 2005

                                                                 Josué Geraldo Botura do Carmo

                                                                    Professor facilitador 

[1] Participaram da Olimpíada: Felipe Franklin Carvalho Soares, Isabela Eveline Batista Magalhães, Jhonatan Goulart da Silva, Matheus Henrique Nunes, Pedro Henrique Vieira do Nascimento, e Victor Giovane Soares Lopes.

 

RELATÓRIO ANUAL – 2004

Neste relatório trataremos na primeira parte das questões didáticas e pedagógicas da Sala de Informática Aplicada à Educação da E.M. Maria das Graças Teixeira Braga. E na segunda parte trataremos da parte física da mesma.

Quanto ao didático e pedagógico trabalhamos com crianças a partir de 6 anos de idade, da primeira infância até alunos adultos de oitava série do ensino fundamental. Trabalhamos também com alguns professores em orientação de formatação de trabalhos, pesquisa e manejo do computador e da Internet, além do atendimento à comunidade local. O nosso trabalho acontece de modo interdisciplinar, há uma interação entre várias disciplinas, uma relação de reciprocidade, de mutualidade, possibilitando o diálogo entre os elementos do grupo e muitas vezes entre grupos. Este ano o auge de nosso trabalho foi com a Internet. Embora tenhamos tido no segundo semestre problemas com o funcionamento da Internet em rede, selecionávamos páginas da Internet de determinados assuntos de interesse dos alunos e disponibilizávamos estas páginas na rede para que os grupos pudessem trabalhar. Primamos por trabalhos com qualidade científica, orientando no levantamento de material, na seleção e ordenamento desse material, e ainda na formatação do trabalho dentro do modelo padrão de trabalho científico: capa, desenvolvimento e referências bibliográficas. Aqui os alunos desenvolvem além de habilidades com o teclado, o mouse, e os softwares, a capacidade de raciocínio lógico-matemático, habilidades com a escrita, desde o conhecimento do alfabeto e outros símbolos da escrita, formação de palavras e frases, até a produção de textos. O computador possibilita ainda o contato com a língua inglesa através de softwares, pois muito material é na língua inglesa. Um aspecto ainda muito importante é que o computador faz aguçar a imaginação através da multimídia e jogos de simulação, proporcionando o desenvolvimento da criatividade. Acreditamos que, na medida do possível, pois a Sala de Informática é pequena para o tamanho da Escola, estamos contribuindo para a inclusão digital de alunos, professores e comunidade em geral.

Quanto a questão física, necessário se faz a instalação de ar condicionado na sala, pois o sistema de ventiladores levanta muita poeira, prejudicando as máquinas, há necessidade da reforma do piso, da restauração das persianas e das cadeiras da sala. Quanto às máquinas precisamos com urgência da visita dos técnicos da prefeitura para resolver problemas de rede, inclusive no tocante à Internet, nossas impressoras e nosso scanner não estão funcionando, temos um monitor com defeito, assim como um mouse. Sentimos necessidade ainda de aumentarmos a memória e o espaço de nossos discos, pois nossos computadores possuem 3 GB de HD e a memória RAM do administrador é de 64 e dos clientes 32.

Uma sugestão vinda de professores e pessoal da supervisão é que se interligue os computadores todos da Escola em rede: Secretaria, Supervisão, Sala dos Professores e Sala de Informática, disponibilizando material de interesse de todos, para que haja um fluir da comunicação e da informação dentro do Estabelecimento de Ensino.

 

Santa Luzia, 16 de novembro de 2004.

Josué Geraldo Botura do Carmo

 

RELATÓRIO 1º SEMESTRE DE 2003 

No primeiro semestre de 2003 foram desenvolvidos 25 projetos em parceria com a Sala de Informática, sendo:

ÁREA

Nº DE PROJETOS

Geografia

1

Geometria

1

Inglês

2

Matemática

9

Multidisciplinares

5

Português

7

CICLO

Nº DE PROJETOS

1º (1º e 2º ano)

11

2º (3º e 4º ano)

08

3º (5º e 6º ano)

06

4º (7º e 8º ano)

00

TURNO

Nº DE PROJETOS

12

12

01

 Nº de alunos atendidos (tendo em vista que alguns alunos participaram de mais de um projeto): 

TURNO

Nº DE ALUNOS

700 dos 788 existentes

88% dos alunos foram atendidos

700 dos 765 existentes

91% dos alunos foram atendidos

31 dos 614 existentes

5% dos alunos foram atendidos

TOTAL

1.431 dos 2.167 existentes

66% dos alunos foram atendidos

Quanto às máquinas estamos com problemas somente com as impressoras, problemas estes que a PROCOMP não resolve, pois alegam serem as peças classificadas como acessórios e estes não são cobertos pelo contrato.

 

  1. Impressora Xerox DocuPrint XJ6C

Troca de cabeçote da impressora e compra de cartuchos de tinta para a mesma.

  1. Impressora Okidata – Okipage 6e/ex

Troca do cilindro da impressora e compra de toner para a mesma.

 

Josué Geraldo Botura do Carmo

Santa Luzia, 30 de Junho de 2003

 

RELATÓRIO FINAL 2002 

No ano de 2002 nossa intenção era a de dar continuidade, com mais intensidade, ao II Momento de Implantação da Informática Aplicada à Educação nesta Escola, continuando um trabalho que já havia vindo acontecendo desde os primeiros repasses no I Momento de Implantação, trabalho esse de reflexão e discussão sobre as tecnologias da informação e da comunicação na educação além do trabalho de socialização de conhecimentos em informática entre os profissionais da educação desta Unidade de Ensino. Pretendíamos incrementar esse trabalho e para tanto montamos um projeto, no início do ano letivo: II MOMENTO DE IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO: ESTUDOS REFLEXIVOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA[1], para aprovação da administração, inclusive com uma proposta de calendário para as reuniões. Não obtivemos resposta e a primeira tentativa de reunião foi frustrada. Não insisti, porque tinha outros trabalhos que poderiam ser feitos de igual importância referentes à implantação da informática na Escola. 

Continuamos a trabalhar com os monitores que se destacaram em 2001: Marcos Roberto Santos Barbosa, Rodrigo Rodrigues da Cruz, Sérgio Nunes dos Reis e Wilson Ranney Ferreira da Silva. Estes alunos desenvolveram trabalhos no Power-Point (inclusive desenhos animados), no Paint, no Word, no Excel e na criação de páginas da WEB, com conexão através do hyperlink. E são capazes de gerenciar arquivos em rede, criar pastas, salvar documentos, instalar e desinstalar programas. Enfim, compreendem bem a linguagem do Windows e do Office. Hoje seus trabalhos têm servido como material didático para explicações sobre animação no computador para os outros alunos. Foi criado um site da Sala de Informática na WEB[2] com todas as informações da sala e iniciamos o nosso informativo, deixando toda a escola a par dos acontecimentos no campo da Informática Aplicada à Educação em nossa Escola, e todos os demais interessados: Ministério da Educação e Desportos - MEC, Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE-MG-2, Secretaria Estadual da Educação, e Secretaria Municipal da Educação, pois todas as edições foram publicadas na Internet no já referido site.

Quanto às máquinas tivemos uma boa assistência tanto dos técnicos da PROCOMP, na parte física como dos técnicos da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, no tocante a sistema. O skanner que nunca havia funcionado em nossa sala, agora funciona graças aos técnicos da prefeitura (Marinho). A impressora Xerox e a impressora Okidata não estão funcionando, a primeira por problema de cabeçote o qual não encontramos e fomos informados que o preço do mesmo é tão alto a ponto de compensar comprar uma impressora nova, e quanto a segunda já acessamos a PROCOMP através do NTE-MG2, mas ainda não fomos atendidos até a presente data.          

No tocante às máquinas foi feita pela PROCOMP a troca de um monitor inoperante, foi substituído um estabilizador de voltagem que estava com problema, foi feita a troca de um drive de disquete que não estava respondendo, foram trocados dois drives de Cd-rom que não estavam funcionando, foi substituída uma impressora Xerox que não estava imprimindo, isso no ano de 2002. Em 2001 foram substituídos um drive de Cd-rom e um drive de disquete, e três mouses. 

Quanto aos projetos elaborados pelos professores em parceria com a sala de informática foram diversificados e surtiram bons resultados. Tivemos projetos na área de Inglês, Literatura, Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Física, Ciências, Ética, Ensino Religioso, além dos multidisciplinares.

 No 1º e 2º ciclo (antiga 1ª a 4ª série) foram desenvolvidos um total de 22 projetos, atendendo a 26 turmas, sendo 9 turmas do 1º turno, 15 turmas do 2º turno e 2 turmas do 3º turno.  Foram 20 professores envolvidos com esses projetos acima citados, e uma média de 800 alunos e alunas envolvidos/as.

No 3º e 4º ciclo (antiga 5ª a 8ª série) foram desenvolvidos um total de 8 projetos, atendendo 24 turmas, sendo 16 turmas do 1º turno e 8 turmas do 3º turno. Foram 9 professores/as envolvidos/as com esses projetos acima citados, e uma média de 700 alunos e alunas envolvidos/as.

Foram, portanto, desenvolvidos 30 projetos em parceria com a sala de informática durante o ano de 2002, atendidas 50 turmas, envolvidos/as 29 professores/as e atendidos/as uma média de 1500 alunos/as.

 Avaliação dos projetos segundo os professores/as envolvidos/as

Quanto aos pontos positivos dos trabalhos com projetos em parceria com a Sala de Informática Aplicada à Educação os professores e as professoras envolvidos/as percebem uma maior participação dos alunos e alunas nos trabalhos escolares e é citada a informática, até mesmo, como suporte para a alfabetização. Há um incentivo à pesquisa e um envolvimento dos alunos e das alunas nas abordagens e com as ferramentas da informática, as aulas tornam-se mais dinâmicas. Há uma maior integração dos alunos e eles desenvolvem a autonomia e a capacidade de redigir textos. E a informática tem nos servido bastante para a produção de material didático de qualidade e com capacidade sedutora.

Quanto aos pontos negativos é citada a dificuldade de se encontrar horário disponível para aplicação dos projetos na sala de informática e o espaço físico pequeno.

Quanto às limitações é citado o fato da dificuldade de agilização dos projetos devido aos alunos/as nunca terem trabalhado com um computador antes e o número de computadores insuficientes para atender toda a turma de uma só vez. Espaço físico reduzido e poucas máquinas, necessidade de uma central de computador com telão para unificar o assunto. Há dificuldade de alguns softwares em funcionarem em rede por limitação das máquinas, e não é sempre que há disponibilidade de impressoras para que se possa imprimir os trabalhos dos alunos. Temos trabalhado ainda com espaço pequeno em disco, quando queremos trabalhar com imagens e sons.

Ficam algumas sugestões feitas pelos/as professores/as: aumento do espaço em disco e da capacidade das máquinas, disponibilidade das impressoras, disponibilidade de uma

pessoa no terceiro turno para resolver problemas técnicos, redução do número de alunos/alunas por computador, dar continuidade aos trabalhos com projetos em parceria com a sala de informática para o ano que vem.

Foi um ano de muita produção em nossa sala, já podemos ter os primeiros vislumbres da Pedagogia dos Multimeios em nossa Escola. A única coisa que achamos que ficou falha foi a questão da reflexão sobre a Informática Aplicada à Educação junto aos profissionais da Educação de nossa escola de forma mais sistematizada, pois essa aconteceu informalmente e com apenas alguns professores/as. Esperamos para o ano de 2003 um contato mais efetivo com os profissionais da educação desta escola para reflexão sobre a Informática Aplicada à Educação e para socialização de conhecimentos entre todos nós, de maneira formal. E que os projetos em parceria com a sala de informática continuem acontecendo cada vez com mais naturalidade. 

Necessidades da sala para o ano de 2003

1.      Restauração das persianas (3 unidades)[3];

2.      Restauração das cadeiras da sala;

3.      Troca de microfones dos computadores (5 unidades);

4.      Mouse pad (11 unidades);

5.      Disquetes (2 caixas com 10 unidades cada)

6.      Porta CDs (2 unidades)

7.      Conjunto original de reposição do cartucho de toner OKIPAGE 6e/6ex OL 400e/600e/800e Séries – 5210 7201 – OKIDATA (5 unidades)

8.      Kit televisor e vídeo K7 (1 unidade)

9.      Reforma do piso da sala.

10.  Cabeçote da impressora Xerox Docu Print XJ 6C. (1 unidade)

11.  Dispositivo para conectar o computador com a televisão (placa de TV/vídeo).

(1 unidade)

 

 Santa Luzia, 9 de dezembro de 2002. 

Josué Geraldo Botura do Carmo

Professor Facilitador         

 

RELATÓRIO I/2002

De acordo com o cronograma de nosso Plano de Ação para 2002, estava prevista para o mês de fevereiro do corrente ano a instalação das máquinas e organização da sala e do material necessário para o desenvolvimento das atividades do semestre. Reunião com os monitores. Elaboração do Informativo nº 1. Primeiros contatos com professores para elaboração de projetos em parceria com a sala de informática. Contato com o NTE-MG 2 para assistência técnica necessária através da PROCOMP. Levantamento de endereços eletrônicos de professores e alunos.

Contudo devido a obras na Escola a sala de informática está servindo de vestiário para os trabalhadores da obra impedindo desta forma que as máquinas que estão guardadas na prefeitura[4] voltem para os seus devidos lugares. Não foi possível também a organização da sala e nem do material necessário para o desenvolvimento das atividades do semestre. Não houve também, por falto do espaço e das máquinas reunião com os monitores e nem a elaboração do Informativo nº 1. O contato com os professores tem acontecido durante encontros com os professores em intervalos de aulas de modo informal. Por essas razões não houve também contato com o NTE-MG 2 para assistência técnica através da PROCOMP. Ainda não realizamos levantamento de endereços eletrônicos de professores e alunos, embora os formulários estejam prontos para serem distribuídos aos professores, mas aguardamos uma primeira reunião que está prevista em projeto a ser aprovado, para o dia 27 de março. O lançamento do informativo talvez fique para abril, quando deveremos também iniciar o agendamento dos projetos, caso a sala seja liberada ainda na primeira semana da segunda quinzena do presente mês.

 

 

Santa Luzia, 15 de março de 2002.

Josué Geraldo Botura do Carmo

                                                                                                                                              Professor Facilitador

  

ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e

 

RELATÓRIO II/2002

 Nossas máquinas começaram a chegar no dia 17 de março, no dia 19 já haviam chegado todas, foram instaladas e abrimos a sala somente para uso dos professores, e de alguns monitores do ano passado. Aguardamos, agora, a vinda dos técnicos da prefeitura para a ligação das mesmas em rede (somente duas das onze máquinas não estão respondendo à rede, problema de placa, talvez somente mau contato) e outras providências necessárias, para depois podermos entrar em contato com a PROCOMP através do NTE-MG-2, para atendimento no que for necessário em relação a problemas de ordem técnica de nossas máquinas. Estamos em fase de organização da sala, e revendo nosso plano de ação e nosso planejamento para adaptações, uma vez que o atraso do início de nossas atividades, devido às reformas da escola e ao atraso na entrega das máquinas pela prefeitura prejudicou o nosso cronograma que terá que ser adaptado para um tempo mais restrito. Estamos instalando o material necessário para os encontros com os professores e revendo o cronograma. Devemos fazer ainda até o final deste mês uma reunião com os monitores. Estaremos planejando o Informativo nº 1 para lançamento no próximo mês. Estaremos também entrando em contato com os professores para elaboração de projetos em parceria com a sala de informática. Faremos o levantamento de endereços eletrônicos de professores e alunos. E incentivaremos o uso do correio eletrônico pelos professores que tiverem Internet em casa. Em maio procuraremos também agendar um dia para reunirmos com os pais de alunos, para uma palestra sobre a Informática Aplicada à Educação. Não atenderemos este ano a agendamentos avulsos de alunos. Só serão atendidos alunos com seus professores em desenvolvimento de projetos, por determinação da direção da escola, para que não fiquem alunos de outros turnos na escola. Portanto aprovou-se que trabalhássemos com quatro monitores, alunos do segundo ano do quarto ciclo[5], antiga oitava série durante o primeiro semestre letivo, e que no segundo semestre escolhêssemos monitores entre alunos de  terceiro ano do quarto ciclo, para que o ano que vem tenhamos monitores na escola, já preparados, uma vez que os alunos de segundo ano do quarto ciclo não estarão mais na escola, porque não temos ensino médio.

Temos sentido que a escola está melhorando a qualidade de seu material didático-pedagógico devido ao uso dos computadores. E os professores estão trabalhando com projetos, incentivados pela direção da escola e pelo serviço de supervisão pedagógica. O que temos percebido também é a melhoria da qualidade do ensino, através do material feito pelas professoras que cursaram o magistério superior, ou estão cursando, o material está sendo apresentado de forma mais científica, a escola está trabalhando dentro da Teoria de Sistema, o que tem favorecido a informatização.

 

Santa Luzia, 24 de abril de 2002.

 

                            Josué Geraldo Botura do Carmo                                                                   

 Professor Facilitador

  

ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e

 

RELATÓRIO III/2002

 

Nossas máquinas já estão todas em rede, está faltando apenas fazer a atualização do antivírus. Já foi feita chamada à PROCOMP através do NTE-MG-2, por e-mail, para soluções de alguns problemas de ordem técnica:

 

CPU

MODELO

CÓDIGO

SÉRIE

OBS.

Servidor

TW – 9595/HW

92510 00593-0

175946

Drive CD não responde.

1

VERUS2501/

HW

92510 00594-7

172859

Drive CD não funciona

2

VERUS2503/

HW

92510 00596-1

168204

Drive disquete não responde

OUTROS EQUIPAMENTOS

 

Impressora Xerox DocuPrint XJ6C – T6R 927742 – não imprime

Scanner Scan Maker X6 el Microtek série 91S2362145 – não digitaliza

 

Projetos em parceria com a sala de informática, em execução:

 

MESES

PROJETO

PROFESSOR

ÁREA

maio

DIA DAS MÃES

Andréia Aparecida J. Pimenta

Datas Comemorati-vas

maio/junho

TRADUÇÃO DE TEXTOS USANDO RECURSOS DA INFORMÁTICA

Amantino Feliz Miranda

Inglês

maio/junho/julho

POEMAS E TEXTOS CRIADOS PELOS ALUNOS

Andréia Aparecida J. Pimenta

Língua Portuguesa

junho

O ENCONTRO DAS DIFERENÇAS: a conquista das américas, seus conquistadores e os impactos na natureza e cultura do novo mundo

Marcelino Munk

História

junho

Iª MINI-COPA

Fátima Cristina A. L. Ribeiro e Sônia Regina Silva

Educação Física

Sentimos que a escola está com um bom desenvolvimento no campo da informatização tanto na área administrativa, quanto pedagógica e didática. Temos sentido interesse dos profissionais da educação em buscar conhecimentos nesta área  e temos procurado atender a cada um, de forma personalizada, de acordo com suas solicitações.

Ainda não conseguimos, devido a contratempos, uma reunião com os professores da escola para tratarmos de assuntos referentes à nossa sala. Realizamos uma reunião com os monitores que são atualmente em número de quatro. O Informativo I está sendo elaborado e breve deverá estar circulando.

 

Santa Luzia, 24 de Maio de 2002

 

      

          Josué Geraldo Botura do Carmo     

                                        Professor Facilitador

 

 ESCOLA MUNICIPAL “MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA”

SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO – si@e

 

RELATÓRIO IV/2002

 Quanto a questões técnicas das máquinas estamos com problema no cabeçote da impressora a jato de tinta que teremos que comprar outro, e o Scanner que depende da visita do técnico da PROCOMP que trará um cabo para poder testá-lo. Esta visita não depende de chamada, segundo o referido técnico. Aguardamos também a visita dos técnicos da Prefeitura para resolver alguns problemas de sistema.

Quanto aos projetos estão sendo desenvolvidos: TRADUÇÃO DE TEXTOS USANDO RECURSOS DA INFORMÁTICA, pelo professor Amantino Feliz Miranda, da área de Inglês; POEMAS E TEXTOS CRIADOS PELOS ALUNOS, pela professora Andréia Aparecida J. Pimenta, projeto interdisciplinar; O ENCONTRO DAS DIFERENÇAS: A CONQUISTA DAS AMÉRICAS, SEUS CONQUISTADORES E OS IMPACTOS NA NATUREZA E A CULTURA DO NOVO MUNDO, pelo professor Marcelino Munk, da área de História; outro projeto desenvolvido em parceria com a Sala de Informática foi o projeto "JORNAL" pelas professoras Miriã Martins Oliveria Silveira e Regina Fernandes Silva, das áreas de História e Língua Portuguesa, respectivamente. E durante a Iª Mini-Copa da Escola, promovida pelas professoras Fátima Cristina A. L. Ribeiro e Sônia Regina Silva, ambas da área de Educação Física, foi trabalhada a modalidade "Jogos de Computador", em parceria com a Sala de Informática, ocasião em que os alunos e alunas disputaram partidas de futebol através do programa FIFA 99.

Dia 12 de junho houve em nossa Sala, por ocasião da Feira de Cultura, exposição de trabalhos dos alunos e alunas da professora Andréia Aparecida J. Pimenta e dos monitores da Sala de Informática. 

Este ano ainda não conseguimos fazer nenhuma reunião com os professores e professoras desta escola.  

Continuamos a trabalhar com os monitores do ano passado.

No mês de maio foi feito o lançamento de nosso informativo "Inform Ativo", e estamos lançando  o n.º 2.

 

Santa Luzia, 27 de Junho de 2002

Josué Geraldo Botura do Carmo

                                                                                                     Professor Facilitador

 


 

[1] Disponível na Internet: http://planeta.terra.com.br/educacao/josue no link Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga – Sala de Informática Aplicada à Educação - Projetos

[2] http://planeta.terra.com.br/educacao/josue Escola Municipal Maria das Graças Teixeira Braga – Sala de Informática Aplicada à Educação.

[3] Foi feito um trabalho muito mal feito de restauração das persianas, este ano. Sugerimos mesmo que se retire as mesmas, pinte os vidros das janelas de preto e instale um aparelho de ar condicionado e se retire os ventiladores que na opinião do pessoal do MEC, que nos visitaram, estes levantam poeira que penetram nas máquinas prejudicando-as.

[4] Todo o material da sala de informática:  computadores, impressoras, skanner, etc. foram guardados no depósito da prefeitura durante o período de férias, porque como a escola ficaria sem ninguém neste período, temeu-se roubo.

[5] A escola este ano está organizada em: 1º e 2º ano (primeiro ciclo) – 1º e 2º ano (segundo ciclo)  - 1º e 2º ano (terceiro ciclo) 1º e 2º ano (quarto ciclo)