AÇÃO PEDAGÓGICA COM USO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS

 

 

  VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

 

EDUCAÇÃO & LITERATURA

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Janeiro/2011

1.      Objetivo Geral: Criar uma apresentação de slides com imagens corporais criadas pelos alunos a partir de uma música previamente analisada pela turma, usando alguns recursos tecnológicos  e mídiáticos disponíveis na escola.

2.      Objetivos específicos:

2.1.  Língua Portuguesa

2.1.1.     Fazer análise de texto usando recursos de inferências e conhecimentos prévios.

2.2.  História

2.2.1.     Analisar o teor do conteúdo do texto em seu momento histórico.

2.3.  Arte

2.3.1.     Ouvir e acompanhar cantando a música executada;

2.3.2.     Compor uma sequência de slides com preocupação estética;

2.3.3.     Montar uma exposição dos slides em um ambiente com preocupação estética.

2.4.  Educação Física

2.4.1.     Trabalhar a expressão corporal e a expressão facial.

3.      Desenvolvimento: a) Realizaremos uma análise da letra da música “Ciranda da bailarina” de Chico Buarque e Edu Lobo, fazendo inferências e levantamento de conhecimentos prévios pelos estudantes da turma; b) Analisaremos o teor do conteúdo da música localizando-a em seu momento histórico, conhecendo inclusive a biografia dos autores; c) Ouviremos a música cantada pelos autores da mesma com visualização da letra com imagens; d) Dividiremos a turma em grupos e cada grupo ao som da referida música criará um quadro de imagens com o próprio corpo e expressão facial: cada estudante do grupo, um a um, dirigir-se-á para o centro da sala fazendo um movimento e congelando, compondo um conjunto que será fotografado em diferentes ângulos por um dos elementos do grupo escolhido como fotógrafo; e) Cada grupo criará uma sequência de slides com as fotos,  textos para cada foto e com movimento; f) Exposição dos trabalhos dos grupos para toda turma.

4.      Ano: 4º

5.      Disciplinas envolvidas: Arte, Educação Física, História, Língua Portuguesa.

6.      Cronograma:

1º dia

Análise da letra da música. (Língua Portuguesa)

2º dia

Análise da letra da música. (Língua Portuguesa)

3º dia

Análise do momento histórico da música (História)

4º dia

Audição da música (Arte)

5º dia

Audição da música (Arte)

6º dia

Composição dos quadros (Educação Física)

7º dia

Criação das sequências de slides (Arte)

8º dia

Criação das sequências de slides (Arte)

9º dia

Criação das sequências de slides (Arte)

10º dia

Exposição da sequência de slides pelos grupos (Arte)

7.      Material necessário: Data-Show, computador, câmara fotográfica, editor de slides, CD.

8.      Resultados esperados: Esperamos que cada grupo crie uma sequência de 3 a 5 slides com as fotos dos grupos e textos de forma criativa, com orientação do professor, usando recursos que lhe convir, e com a música de fundo “Ciranda da Bailarina”.

Ciranda da Bailarina

Composição: Edu Lobo / Chico Buarque

 

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem

Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem

Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem

Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem

O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem

Procurando bem
Todo mundo tem...

       


[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.