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Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Janeiro/2011

1.      Estrutura Física e Lógica do Computador

1.1.  Conhecer a estrutura física (hardware) e lógica (software) do computador para poder realizar um diagnóstico prévio em caso de problemas.

 1.2.  Saber compreender orientações e explicações via manual ou passadas por técnicos.

       1.3.  Ser capaz de fazer uma melhor escolha na aquisição de novos equipamentos.

       1.4.  Ter capacidade para acompanhar e supervisionar o trabalho dos técnicos.

 1.5.  Saber montar um computador com seus diversos cabeamentos e colocá-lo em perfeito funcionamento.

      1.6.  Conhecer os sistemas operacionais e seus recursos para poder configurá-lo dentro de suas preferências.

      1.7.  Saber instalar e desinstalar aplicativos.

      1.8.  Conhecer os aplicativos e saber utilizar os seus recursos para otimização dos trabalhos.

      1.9.  Saber primar pelo bom funcionamento do computador mantendo sempre atualizados os softwares e os sistemas de segurança: antivírus e firewall.

      1.10.                  Saber como fazer cópias de segurança de dados.      

1.11.                  Ter habilidades de gerenciamento de arquivos.

1.12.                  Conhecer as leis de direitos autorais com respeito à utilização de softwares.

2.      Internet

      2.1.  Saber conectar-se à internet e navegar pelos sites através dos links  dos mais diversos navegadores.

      2.2.  Saber selecionar sites com conteúdos confiáveis. 

2.3.  Saber usar os mecanismos de busca.

      2.4.  Saber utilizar e-mail e sites de redes sociais.

      2.5.  Saber apontar crimes cibernéticos.

      2.6.  Saber avaliar web sites.

      2.7.  Saber fazer as devidas referências de material utilizado da internet, respeitando os direitos de autoria.

2.8.  Ter capacidade para analisar criticamente o  material multimídia da internet.

3.      Aspectos educacionais

3.1.  Ter capacidade para orientar o desenvolvimento da intuição e criatividade.

3.2.  Ter capacidade para orientar o desenvolvimento do raciocínio lógico: dedução e intuição.

3.3.  Ter capacidade para orientar o desenvolvimento de habilidades instrumentais.

 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC – NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.