VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

 

EDUCAÇÃO & LITERATURA


JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

O RÁDIO NA ESCOLA

 

Em minha opinião a melhor forma de se trabalhar o rádio na escola é montando uma estação de rádio. A possibilidade que eu vejo de se implantar uma rádio na escola, nesse modelo de escola em que vivencio (com espaços limitados), seria orientando um grupo de alunos a elaborar a programação no computador, gravar em cd e disponibilizar no aparelho de som na hora do recreio. Dessa forma estaríamos trabalhando a linguagem oral e escrita, a pesquisa, a cidadania e a participação, sem muito movimento “desnecessário” dentro do espaço escolar. E dessa forma poderíamos até mesmo, com essa primeira experiência, fazer uma rádio ao vivo no horário do recreio, ou mesmo criar uma rádio on line. Contudo essa primeira idéia de se criar a rádio no computador e gravar em CD seria a mais viável, pois daria para se trabalhar com esmero a programação, essa programação poderia ser repetida, os programadores poderiam escutar e reescutar o material com vistas a aperfeiçoar o trabalho.

 Juntamente a esse trabalho, poderíamos escutar programações de rádios locais dentro de sala de aula, na perspectiva de analisar os formatos do material veiculado nessa mídia, tanto em termos técnicos como em termos comunicacionais, informacionais e ideológicos.

 

 ATIVIDADE

 

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma: 5º ano do Ensino Fundamental

Eixos: 1. Leitura;  2. produção escrita; 3. desenvolvimento da oralidade.

Conteúdos: 1. Gêneros textuais informativos na mídia rádio; 2. Edição e revisão de texto; 3. Entonação e ritmo de uma mensagem informativa radiofônica.

Capacidades/Habilidades: 1. Selecionar mensagens informativas de jornais da região ou de notícias ouvidas no rádio da região, ou mesmo notícias ouvidas na rua ou vivenciadas; 2. Selecionar essas notícias e reescrevê-las; 3. Gravar essas notícias em CD numa linguagem radiofônica para serem veiculadas no aparelho de som no horário dos recreios.

Desenvolvimento:

1.      Os estudantes trarão as notícias de casa e em grupos farão a seleção das mesmas.

2.      Essas notícias serão reescritas para uma linguagem radiofônica.

3.      Cada elemento de um grupo fará a leitura da notícia selecionada com entonação, ritmo e dicção.

4.      Essas mensagens serão gravadas no computador.

5.      Quando todos acharem que todas as notícias ficaram de forma apresentável, as mesmas serão gravadas em CD.

6.      No horário dos recreios esse CD será veiculado no aparelho de som no pátio da escola.

Material a ser utilizado:

Jornais, rádio, computadores, CD virgem, aparelho de som.

Avaliação:

Será colocada no pátio da escola uma urna para que todos os estudantes, professores, e demais funcionários da escola avaliem o trabalho apresentado, comentando-o.

 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1° e 2° grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC NET MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Fevereiro/2011

 

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO