DIAGNÓSTICO DO USO DAS MÍDIAS E DO SEU USO NA ESCOLA

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EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

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Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Maio/2011

De acordo com o material da disciplina Gestão Integrada de Mídias na Educação do Curso a distância  Mídias na Educação da Universidade Federal de São João del-Rei, para podermos fazer a gestão de tecnologias no contexto escolar precisamos antes identificar quais tecnologias temos à nossa disposição e sabermos como elas estão sendo utilizadas, pois a partir daí poderemos integrá-las às atividades em sala de aula, através de estratégias, soluções e projetos.

 

Para Almeida (apud UFSJ 2011) a gestão deve partir da realidade, interpretando e diagnosticando as potencialidades e as fragilidades, os interesses e as demandas existentes no cotidiano escolar.

 

Para Moran (2011) os programas de gestão têm como princípio integrar todas as informações que dizem respeito à escola. Dessa forma monta-se um banco de dados com todas as informações administrativas: dos alunos, famílias, professores, funcionários, fornecedores, e também o controle financeiro: receita e despesa; e do ponto de vista pedagógico, bancos de informações para aulas, para as atividades de professores, dos alunos, bibliotecas virtuais, etc. Segundo o autor esses programas diminuem a circulação de papéis e formulários, pois essas informações se convertem em arquivos digitais que vão sendo catalogados e organizados em pastas eletrônicas, por assunto.

 

Para que  possamos fazer um diagnóstico da gestão das mídias no ambiente escolar  seguiremos três passos, como pontos ideais: primeiro é importante que a escola esteja conectada através da internet banda larga. Depois que o corpo docente, discente e administrativo tenha capacidade de usuários (que saibam fazer uso com fluência desse aparato tecnológico, não só recebendo informações, mas produzindo-as também). E finalmente que esse aparato tecnológico possa ser usado para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, de construção do conhecimento tanto do corpo docente, como do corpo discente e do corpo administrativo. Numa escola horizontal e humanizada é difícil dizer a todo o momento quem aprende e quem ensina.

 

A referida escola atende a turmas das séries iniciais do ensino fundamental, inclusive a educação de jovens e adultos. Possui atualmente uma média de 1.400 estudantes, um corpo docente de 50 professores, um corpo pedagógico e administrativo de 10 profissionais.

 

Possui uma biblioteca com 6.656 livros registrados dentre obras gerais, filosofia, religião, ciências sociais, filologia, ciências físicas e biológicas, ciências aplicadas, artes e esportes, literatura adulta, infantil e infanto-juvenil, história e geografia; 110 DVDs da TV Escola; Algumas poucas revistas: Ciência Hoje, Pátio – Revista Pedagógica e Revista Nova Escola. Não temos jornais e nem revistas em quadrinhos. Temos também os livros didáticos, de acordo com o programa do Governo Federal. Conta com uma sala de informática com 11 computadores, em rede, e uma impressora matricial. A internet é discada e funciona em apenas um dos computadores. Essa sala segue a linha do PROINFO – MEC. Há computadores e impressoras na secretaria da escola, na sala do serviço pedagógico, na sala da administração e também na sala de recursos multimeios. Possui aparelhos de televisão em todas as salas de aula, mas não pegam canais, somente vídeos (VHS e DVDs), esses aparelhos funcionam em rede. Há também uma antena parabólica que não funciona. Temos caixa de som grande e pequenas – A caixa de som grande, funciona nos pequenos eventos, nas horas cívicas, na entrada dos turnos para avisos, orientações e para rezar antes de entrar para as salas. As caixas pequenas não estão sendo usadas atualmente, mas já foram usadas para avisos (alguns professores eram de opinião que funcionavam de forma autoritária, como uma invasão ás salas de aula). A escola possui máquina fotográfica, filmadora, data show. Há também um site da escola.

 

A gestão pedagógica e administrativa das tecnologias e mídias na escola em que atuo tem várias falhas ou por aparelhos que não funcionam e dificuldades de assistência técnica, ou por falta de praticidade no momento de sua utilização, ou falta de capacidade das pessoas para utilizá-los.

 

Os livros didáticos poderiam ser substituídos pelas mídias, contudo isso vai depender do tempo do professor, o professor deveria ter tempo para organizar o seu material, o que ele geralmente não tem, principalmente os professores das séries iniciais do ensino fundamental, que é o caso da escola em que atuo. E esse tempo do professor depende de negociações políticas com a Secretaria Municipal de Educação.

 

Temos um aparato tecnológico-midiático, que funciona com uma série de limitações.

 

Vemos assim, a necessidade da intensificação do uso da biblioteca, troca dos computadores da sala de informática por máquinas multimídias de última geração, televisores em salas de aula, com capacidade para canais externos e DVD, para que o professor possa utilizá-lo no momento real de sua necessidade, computadores com internet banda larga na sala de informática, na biblioteca, na secretaria escolar, na administração, na sala de serviço pedagógico, na sala dos professores, em cada sala de aula, data-show em cada sala de aula. Rádio e gravador, nas salas de aula.

 

Essa escola não está ainda conectada através da internet banda larga, nossa conexão é discada, o que limita o seu uso a apenas um computador. Nossas máquinas não são potentes e são desatualizadas, e não são multimídias. Desde junho do ano passado fala-se em máquinas novas e internet banda larga, mas até hoje não temos nem notícias. Independe da escola, da secretaria de educação, do município, pois é um projeto do governo federal.

Muitos dos nossos estudantes têm acesso à internet em casa ou em Lan-houses, muitos de nossos professores também são informatizados, embora falte fluência a alguns, nossos administradores e pessoal do serviço pedagógico também têm um bom grau de informatização. A secretaria escolar trabalha com o programa SISLAME, para acompanhar a vida escolar dos estudantes. Usa-se a informática para produção de material didático-pedagógico, assim como para material administrativo, e a sala de informática atende aos estudantes num trabalho de inclusão digital, e desenvolvimento do letramento e dos raciocínios lógico: indução e dedução e da intuição.

 

Sentimos falta de uma escola horizontal e de um currículo humanizado. A sensação que tenho no momento em que escrevo este diagnóstico é de que quase nada pode ser feito, tudo parece estar pronto e acabado, em uma estrutura engessada.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias, In: material da disciplina Gestão Integrada de Mídias na Educação do Curso a distância  Mídias na Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Unidade 1. Ano 2011.

 

UNIVERSIDADE Federal de Minas Gerais. A importância do diagnóstico. Curso de Mídias na Educação. Gestão Integrada de Mídias na Educação. Unidade 1, Ano 2011.

 


 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC – NTE – MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.