LEITURA DE IMAGENS

VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AFRICANIDADES

EDUCAÇÃO FISCAL

LITERATURA

TEATRO 

CONTOS ZEN

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e

COLÉGIO PREMIUM

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

ROTEIROS PARA JOGOS ELETRÔNICOS

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

 

 

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Maio/2011

 

Foram feitas aqui análise de quatro imagens, sendo duas fotografias e dois desenhos. Uma das fotografias é atual e a outra é uma fotografia tirada de uma página de revista que sugere ser da década de 50. Dos desenhos um é atual, é um cartoon, e o outro é de uma revista que sugere também ser da década de 50. Todo material imagético foi retirado da internet. As imagens digitais tanto do jornal, como da internet, inclusive a do cartoon são imagens de boa qualidade, sendo que as digitalizadas de revistas, devido a falta de recursos tecnológicos da época, nos apresentam com qualidade inferior, o que não retira o seu valor comunicativo.

Imagem 1. Gênero: fotografia. Suporte: internet. SIPOERCON. Serviços Especializados »

Segurança da Informação » Desenvolvimento de Políticas de SI.

Uma sala com parede verde e janelas brancas. Um homem jovem de terno preto, camisa branca, sentado em uma cadeira, diante de uma mesa em madeira clara, segurando um guarda chuva vermelho e usando óculos escuros. Sobre a mesa um computador e um telefone. Há um equilíbrio de cores quentes,  frias, e neutras. Um ambiente tranquilo, sereno, seguro, comunicativo e moderno. O homem se protege com os óculos escuros e o guarda-chuva. As janelas fechadas reafirmam a idéia de proteção. Remete-nos a um quadro surrealista.

Imagem 2. Gênero: fotografia. Suporte: revista. . Propagandas antigas

Uma moça vestida de noiva em primeiro plano, entrando em um carro. Um homem de terno preto, camisa branca e gravata borboleta preta está abrindo a porta do carro para que ela entre. No fundo uma pequena janelinha com uma moça com a mão no queixo observa a cena. Uma moça realizada que acaba de se casar, segura e despreocupada. A outra na janela sente inveja de tanta felicidade. São imagens que nos fazem lembrar de uma fotonovela, uma história de amor.

Imagem 3. Gênero: desenho. Suporte: internet. Cartoon recebido via e-mail. 2010.

A imagem tem dois planos: um em cima e outro embaixo. No plano de cima vemos um campo com três mulheres curvadas como que colhendo em um terreno pobre. No plano de baixo, essas mesmas mulheres, agora em uma cidade grande, com muitos prédios, curvadas, na mesma posição do plano superior, catam garrafas e latas no meio da rua. Os excluídos são sempre os mesmos. Remete-nos a dois momentos: sociedade medieval e moderna, ou ainda à sociedade rural e urbana.

Imagem 4. Gênero: desenho. Suporte: revista. Propagandas antigas.

Um homem sentado em uma cadeira, sendo atendido por um barbeiro que corta-lhe o cabelo, enquanto um garoto engraxa-lhe os sapatos e uma manicure faz-lhe as unhas. É um atendimento perfeito, com muito conforto, como uma massagem relaxante e prazerosa. Remete-nos para imagens de almanaques.

A imagem 1 refere-se a uma publicidade de segurança da informação, em um ambiente moderno, seguro e sereno. A imagem é chamativa pelo rapaz usando óculos escuros e guarda-chuva, e este vermelho. É uma publicidade inteligente, despretensiosa, sem nenhum tipo de apelação.  A imagem 2 é uma publicidade de Modess, dizendo que quem usa Modess é moderna e sabe viver. Em consequência disso consegue um bom marido, causando inveja nas outras moças. É uma publicidade que lança mão de estereótipos, vendendo segurança, status e liberdade, através da admiração, da surpresa e do fascínio. A imagem 3 é a de um cartoon que faz uma crítica à questão da exclusão social. E finalmente a imagem 4 é uma publicidade dos postos Atlantic, sugerindo um serviço completo para o seu carro, de maneira libidinosa, coisificando o ser.

Não tenho a menor dúvida quanto a questão das possibilidades que a leitura de imagens pode trazer para a educação, auxiliando em primeiro lugar a se fazer uma leitura de mundo, que vai auxiliar na alfabetização e no letramento, e a termos uma visão crítica quanto à questão ideológica, para os riscos de manipulação política, comercial e publicitária. Estarmos alertas quanto a questão de incitamento ao ódio com base em etnia, sexo, gênero, religião ou nacionalidade. Termos capacidade para denunciar a publicidade e propaganda que usam da espectacularização das estrelas, das celebrida­des, o mito dos iluminados que transcenderam a condição de humanos necessitados e miseráveis, com a finalidade de se produzir consumidores através de matérias expressivas de natureza verbal, iconográfica e verbo-iconográfica, vendendo segurança, status, liberdade, fraternidade, justiça, através da admiração, da surpresa e do fascínio.

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CARTOONS Classics. Material em slides recebido através de e-mail. Ano 2010.

FOLHA de São Paulo (jornal online). Governo oficializa corte de 50 bi no orçamento 2011. <http://www.folha.uol.com.br/> Acesso em 9/2/2011.

PROPAGANDAS antigas.

<http://www.propagandasantigas.blogger.com.br/> Acesso em 9/4/2011.

SIPOERCON. Serviços Especializados » Segurança da Informação » Desenvolvimento de Políticas de SI.

< http://www.sipercom.com.br/servicos-especializados-em-seguranca-da-informacao-e-tecnologia-da-informacao/servicos-de-desenvolvimento-de-politicas-de-seguranca-da-informacao.shtml> Acesso em 9/4/2011.

UNIVERSIDADE Federal de São João del-Rei. Disciplina Imagens na Mídia Impresas. Continuando a análise da fotografia. In: Álbum de família. Unidade 2. Ano 2011.

UNIVERSIDADE Federal de São João del-Rei. Disciplina Imagens na Mídia Impresas. Reconhecimento/Rememoração. In: Álbum de família. Unidade 2. Ano 2011.


[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC – NTE – MG2. Pós-graduando em Mídias na Educação.