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				 ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS GRAÇAS TEIXEIRA BRAGA SALA DE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO si@e  | 
					
| FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 
“Gestão das Mídias na Educação: para uma 
	consociabilidade plural, inclusiva e participativa” é uma pesquisa de 
	caráter qualitativo de feição teórica com o objetivo de ampliar o 
	conhecimento sobre o objeto utilizando fundamentalmente de recursos 
	bibliográficos. Buscou-se nesse trabalho refletir sobre como os recursos 
	midiáticos podem servir para a inclusão e integração social, envolvendo os 
	campos da comunicação, da informação e da educação. Fundamentou-se 
	teoricamente em Jürgen Habermas, tendo como pressuposto que os meios de 
	comunicação podem servir ao favorecimento da democracia participativa, 
	fazendo o papel de esfera pública, quando possibilita a interatividade. 
	Procurou-se conceituar e classificar as mídias, e dar suporte para uma 
	análise crítica desses meios de comunicação social, e a utilização desses 
	recursos na educação. Refletiu-se sobre a integração e convergência das 
	mídias e as possibilidades de mudanças significativas no campo 
	comportamental de seus usuários que passam a ter atitudes autônomas, 
	participativas e colaborativas, devido a interatividade, característica 
	peculiar desses meios. Há também uma reflexão sobre o estado atual das 
	mídias no Brasil e a utilização desse aparato tecnológico dentro da 
	instituição escolar, assim como a leitura e produção de material midiático 
	nesse ambiente de aprendizagem, num conceito mais amplo de letramento, com 
	um currículo mais flexível e uma atitude interdisciplinar. E ainda a 
	necessidade de uma reestruturação organizacional, temporal e espacial da 
	escola com a finalidade de uma aproximação da comunidade escolar usando os 
	recursos tecnológicos de que dispõe, com vistas a transformar o entorno da 
	unidade educativa através de uma reflexão franca e honesta de suas 
	potencialidades e limitações, desenvolvendo a capacidade de diálogo e 
	negociação, num ambiente de indivíduos capazes de acessar uma informação, de 
	compreender uma informação, de produzir uma informação de maneira 
	comunicativa, com fluência. Buscando sempre a identidade e facilitando a 
	constituição do sujeito ao outro.
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