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EDUCAÇÃO &

LITERATURA

 

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

A IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA NAS

ESCOLAS SEGUNDO OS PCNs[1] 

Josué Geraldo Botura do Carmo[2]


 

 

 

 Segundo os PCNs (1998) o desenvolvimento tecnológico acarretou inúmeras transformações na sociedade contemporânea, em particular nas duas últimas décadas. Cada vez mais a linguagem cultural inclui o uso de diversos recursos tecnológicos na produção de processos comunicativos. E a sociedade constrói com esses recursos novas maneiras de se expressar e de se relacionar. As tecnologias da comunicação são veículos de informações e possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana. A utilização de produtos do mercado da informação: revistas, jornais, CD-ROM, programas de rádio e televisão, home-pages, sites, correio eletrônico, possibilita novas formas de comunicação e gera novas formas de produzir conhecimento. Essas mudanças nos processos de comunicação e produção de conhecimentos vão gerar transformações na consciência individual, na percepção de mundo, nos valores e nas formas de atuação social. Hoje há a possibilidade de se comunicar informações globalmente com maior velocidade e em diferentes formatos. Isso não significa, contudo, que esteja ocorrendo um processo de democratização do acesso às informações e nem que os cidadãos contemporâneos tenham conhecimento crítico do mundo em que vivem. Ao mesmo tempo em que a tecnologia contribui para aproximar as diferentes culturas, aumentando as possibilidades de comunicação, ela também gera a centralização na produção do conhecimento e do capital. Ainda é restrito a uma parcela da população planetária o acesso ao mundo da tecnologia e informação. Há aqueles que dominam a tecnologia, os que apenas consomem e outros que não têm condições nem de consumir.  Do ponto de vista social, as pessoas que não têm acesso a esses meios ficam sem condições de plena participação no mundo atual, acentuando ainda mais as desigualdades. Hoje se espera que o trabalhador tenha conhecimentos atualizados, iniciativa, flexibilidade mental, atitude crítica, competência técnica, capacidade para criar novas soluções e para lidar com a quantidade crescente de novas informações, em novos formatos e com novas formas de acesso. A tendência mundial é que as tarefas mecânicas sejam realizadas por máquinas. A educação pode contribuir para diminuir diferenças e desigualdades, na medida em que acompanhar os processos de mudanças, oferecendo formação adequada às novas necessidades da vida moderna. O papel da escola é ensinar aos alunos a se relacionar de maneira seletiva e crítica com o universo de informação a que têm acesso no seu cotidiano. Precisamos hoje aprender a conviver com a provisoriedade, com as incertezas, imprevistos e novidades. Isso implica aprendizagem contínua, autonomia na construção e na reconstrução do conhecimento.

Para os PCNs a incorporação das novas tecnologias só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A presença de aparato tecnológico na sala de aula não garante mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores. Devido a grande diversidade regional e cultural do Brasil, com grandes desigualdades sociais, é impossível pensar em um modelo único de implantação da informática nas escolas. O computador vai permitir novas formas de trabalho, possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem em que os alunos possam pesquisar, fazer antecipações e simulações, confirmar ideais prévias, experimentar, criar soluções e construir novas formas de representação mental. O computador vai permitir ainda a interação com outros indivíduos e comunidades através da Internet.

Para os PCNs o computador é, ao mesmo tempo ferramenta e instrumento de mediação. Ferramenta porque permite ao usuário realizar atividades que, sem ele, seriam muito difíceis ou mesmo impossível: construir objetos virtuais, fazer simulações, realizar cálculos complexos com rapidez e eficiência, editar textos. E é um instrumento de mediação porque possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental. O uso do computador vai possibilitar a interação e a produção de conhecimento no espaço e no tempo. O meio informático possibilita diferentes formas de comunicação, produzindo ou recebendo informações. O computador mais que simplesmente criar aulas com efeitos especiais, ele vai permitir criar ambientes de aprendizagem que fazem surgir novas formas de pensar e aprender. Os alunos têm a oportunidade de tomar iniciativas, de resolver problemas, corrigir erros e criar soluções.

  

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

BRASIL. Tecnologias da comunicação e informação. 5ª parte. Secretaria de Educação

     Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do em

     sino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria

     da Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998. p.133 – 57.

  


 

[1] Parâmetros Curriculares Nacionais.

[2] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC.