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EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO: DO EDITOR DE TEXTOS À LINGUAGEM HTML[1]

 Josué Geraldo Botura do Carmo[2]

Dezembro/2001

 

 A princípio reagi contra o uso da informática, depois vi nos computadores uma eficiente máquina de escrever, que me ajudava em meus trabalhos de digitação, mas logo pude perceber que o computador podia auxiliar-me também na elaboração de textos. E daí por diante todos os dias faço novas descobertas no campo da informática. O Power Point veio substituir o retro-projetor em minhas aulas de forma muito mais eficiente. E conseqüentemente a descoberta da linguagem HTML e a infinidade de conexões multimídias que ela proporciona para execução de trabalhos científicos ou não científicos.

Minha formação em informática aplicada à educação se deu através do Curso de Informática Aplicada à Educação, no Núcleo de Tecnologia Educacional MG2/1ª SER/BH, pelo Programa Estadual de Informática Aplicada à Educação – parceria da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais com o Ministério da Educação e do Desporto/MEC. E uma disciplina que fiz no curso de Pedagogia: Novas Tecnologias e Educação com a professora Lucília Machado, deu-me suporte para análise e questionamento da implantação das novas tecnologias na educação, que estão aí sendo implantadas progressivamente de forma silenciosa, sutil e eficaz, propondo mudanças que são mais lentas que os avanços tecnológicos porque estão sendo construídas pelo social. O universo digital e suas conseqüências são debates que estão ainda no início.

A minha experiência prática está acontecendo na Escola Municipal “Maria das Graças Teixeira Braga”, no município de Santa Luzia – MG. É uma escola de Ensino Fundamental, que atende a alunos/as do 1º e 2º ciclo[3], esta Escola atende a uma média de 2.400 alunos em 3 turnos.  Iniciamos a implantação da informática aplicada à educação nesta unidade de ensino no ano de 1998 com repasses aos professores e professoras desta Escola. Alguns/mas professore/as têm mais interesse, outros/as menos. Alguns/mas não vêem a informática com muito bons olhos, outros/as já têm computador em casa[4], elaboram material didático com recursos do computador, recebem trabalhos de seus alunos em disquetes, e fazem muitas vezes uso da Internet. Em nossos repasses demos ênfase às reflexões críticas quanto ao fenômeno da informatização, através de análise de textos científicos da área. Neste período tivemos também as nossas primeiras experiências com alunos/as na sala de informática da escola, através de projetos elaborados prevendo o uso das novas tecnologias como ferramentas para incrementar a pesquisa e a elaboração de trabalhos. Muitos/as alunos/as têm muita facilidade na assimilação do uso dos computadores e logo nos surpreendem com suas descobertas, nos ensinando coisas novas e ensinando aos colegas e às colegas. Os/as alunos/as que têm mais afinidade com a informática tornam-se também facilitadores/as do aprendizado nesta área auxiliando professores/as e colegas.

No segundo semestre do ano de 2001 iniciamos o segundo momento de implantação da informática aplicada à educação nesta Escola o qual denominamos de Momento de Socialização de Conhecimentos em Informática, em que continuamos com as reflexões sobre a implantação da informática e realizamos trabalhos em grupos com os professores/as com o objetivo de cada qual passar ao outro aquilo que sabe neste campo, seja em relação a elaboração de projetos, ou na utilização de programas e ferramentas do computador. Professoras do 1º ciclo desenvolveram projetos com seus alunos/as em parceria com a sala de informática e conseguimos uma participação efetiva de alunos/as na faixa etária de 7 a 10 anos de idade. Outra experiência significativa neste semestre foi em relação a monitores: alunos de 3º e 4º ano do segundo ciclo, que acompanharam as atividades na sala de informática, elaborando trabalhos no Word, Paint, Power Point, ajudaram na execução dos projetos desenvolvidos pelas professoras do 1º ciclo, criaram desenhos, seqüências de slides, e até desenhos animados, inclusive com sons, além de desenvolverem habilidades no manejo com a rede e com softwares, e de participarem das visitas dos técnicos na sala de informática. Atendemos também a alunos para pesquisa e para elaboração de trabalhos escolares, nos momentos em que a sala não estava sendo usada para formação de professores/as ou desenvolvimento de projetos.

A nossa expectativa agora é podermos começar a trabalhar a Pedagogia da Multimídia com professores/as e alunos/as, através da Internet.

        


 

[1] Relato elaborado a partir de solicitação da 1ª SER/BH através do Núcleo de Tecnologia Educacional MG2.

[2] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau.

[3] Trabalhamos com a organização em ciclos: 1º ciclo – 1ª a 4ª série, e 2º ciclo – de 5ª a 8ª série.

[4] Muitos professores/as desta escola adquiriram seus computadores através de planos oferecidos pela Caixa Econômica Federal.