VOLTAR À PÁGINA INICIAL 

EDUCAÇÃO & LITERATURA

JOSUÉ GERALDO BOTURA DO CARMO

 

 

 

 

PORTAIS EDUCACIONAIS: ESTRUTURA E OBJETIVOS

Josué Geraldo Botura do Carmo[1]

Fevereiro/2003

 

 

"Como fazer do saber um enigma e criar o saber

com o enigma, gerando no aluno o desejo de aprender?".

Meirieu

 

Luciene Ferreira Iahn(2002)[2] vai dizer que é crescente a utilização da Internet pelas instituições de ensino. E esta, segundo a autora, vai afetar todos os segmentos de mercado, viabilizando negócios, eliminando distâncias e permitindo comunicações a qualquer tempo. Essa ferramenta está se tornando cada vez mais freqüente no mundo dos negócios e no mundo científico. Cada área a usa de acordo com suas necessidades. E as escolas introduzem paulatinamente as novas tecnologias que vão permitir que seus serviços sejam estendidos a toda a comunidade, rompendo as barreiras espaço temporal, desterritorializando o ambiente escola, e fazendo deste espaço um espaço mais próximo e disponível, num mundo de transformação. A informática educativa é uma inovação tecnológica marcante para a era do conhecimento, com dinamismo e interatividade.

Os portais educacionais são aqueles especializados na área da Educação, são ambientes de apoio, de extensão das escolas, de colaboração no processo ensino-aprendizado. Eles têm a função de atender as necessidades de seus visitantes: resolvendo dúvidas, propondo idéias e atividades inovadoras. Estes portais devem primar pela qualidade de seus conteúdos e estarem em constante atualização. Um portal voltado para a Educação tem de se preocupar com o resultado de seu trabalho. Nenhum esforço será válido se não for para promover o aprendizado de seus jovens internautas. Seu comprometimento é com o difundir e estimular o conhecimento.

Segundo a autora os portais educacionais vêm crescendo em número e têm se fortalecido de forma surpreendente. Há uma preocupação em se fornecer novas informações à comunidade educacional usando recursos tecnológicos diversos para atrair, estimular e auxiliar o estudante na aquisição do conhecimento. O público alvo destes sites é a escola e sua comunidade: alunos, pais, educadores, funcionários, etc.

Para a autora a Internet aproxima os jovens e contribui para o seu desenvolvimento intelectual, além de despertar nestes o interesse por cinema, leitura e outras atividades culturais. A autora vai dizer que:...

"os portais educacionais aconteceram de forma natural e vieram comprovar aos pais que com uma ferramenta adequada, o ambiente escola está disponível na rede com todos os seus serviços e que os alunos estão no portal pesquisando, estudando, conversando e até se divertindo de forma construtiva e orientada. Vieram oferecer a possibilidade do acompanhamento das notas, deveres de casa e trabalhos dos seus filhos.” (Iahn)

Esses portais vão possibilitar aos alunos uma nova forma de aprender dando suporte ao conhecimento adquirido, proporcionando uma vivência em um novo cenário educacional. O jovem aprende rapidamente a navegar, sabe trabalhar em grupo e tem certa facilidade em produzir materiais audiovisuais.

E para os professores esses portais oferecem um espaço para troca de experiências, acompanhamento extra-salas de aula de seus alunos, cursos e novidades na área da educação.

Essa ferramenta auxilia educando e educadores a redescobrirem e reconstruírem o conhecimento, possibilitando o desenvolvimento das estruturas lógicas, do raciocínio crítico e da capacidade de decisão, cultivando uma cultura de trabalho e pesquisa colaborativa e desenvolvendo habilidades de pensar de forma criativa, objetiva e analítica. O trabalho cooperativo tem sido um dos caminhos mais eficazes para a aprendizagem por estimular o auxílio mútuo na busca de um objetivo comum.

Esses portais possibilitam que as escolas criem, produzam e hospedem suas home page, oferecendo a participação em projetos educacionais além de poder disponibilizar boletins, diários de classe, dar assessoria financeira e de marketing. Enfim, disponibilizam e oferecem vários serviços.

Até a pouco tempo os recursos da Internet estavam relativamente fora do alcance dos alunos da educação infantil, do ensino fundamental e mesmo do ensino médio. A maioria das páginas era em inglês e existia a dificuldade de disponibilização adequada de conteúdo para esse grupo.

Esses portais educacionais vieram atender a uma faixa etária dos 5 aos 18 anos em suas necessidades no campo da informação e do conhecimento.

O uso da Internet nas escolas começou com os professores solicitando de seus alunos pesquisas usando essa ferramenta de apoio e ficou evidente o envolvimento dos alunos com esse novo mundo aonde as informações chegam rapidamente e em um volume surpreendente. Passou-se então a observar a necessidade de uma orientação efetiva dos professores na ordenação da pesquisa, no levantamento e seleção de dados a serem usados, saber gerenciar a grande quantidade de informação com qualidade. É preciso termos em mente que a Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender hoje, da troca, do estudo em grupo e da leitura. É necessário que haja um ambiente que auxilie esse processo.

Foi assim que para melhor orientar os alunos, inicialmente em pesquisas e estudos, houve a necessidade de se criar uma ferramenta de pesquisa que evoluiu rapidamente para os portais educacionais, agregando diversos serviços que a escola oferecia aos alunos, pais e educadores.

Dessa forma os portais educacionais foram construídos para servir de partida para uma pesquisa, organizando o conteúdo e oferecendo seus sistemas de busca próprios, sempre sintonizados com as necessidades de sua clientela: alunos, pais, escolas e professores, promovendo a integração de todos esses segmentos.

A autora afirma que cada vez mais as entidades educacionais estão implantando sistemas educacionais e aderindo aos portais educacionais que auxiliam na modernização do processo ensino-aprendizagem e os professores estão cada vez mais conscientes dos benefícios advindos desse ferramental, devido a sua funcionalidade. E não podemos nos esquecer que a utilização das novas tecnologias poderá nos ajudar na luta contra a exclusão social.

Um portal educacional deve ter a capacidade de orientar a aprendizagem, oferecendo ferramentas de estudos, que englobem a interatividade, a aprendizagem, a navegação e a pesquisa, além de ferramentas de busca eficientes no auxilio à pesquisa contendo textos, livros, imagens e conteúdos multimídia. E ainda facilitar a interação entre alunos e professores, viabilizando o acesso e a permissão de download de materiais distribuídos pelos professores. Deve possibilitar ainda o encaminhamento de exercícios ou trabalhos aos professores através de e-mail, para que ele possa dar o seu parecer.
 
Um portal educacional propicia um ambiente personalizado, disponibilizando informações específicas: um ambiente para os alunos, outro ambiente para os pais de alunos, ambiente para os educadores, outro ambiente para as escolas e um ambiente para visitantes. Pode haver ambientes abertos e ambientes fechados que solicitem login e senha.

Um portal educacional deve dar ênfase no oferecimento de recursos interativos como e-mail, disponibilizando um endereço eletrônico aos participantes do portal para troca de mensagens; chat que é uma sala de conversa permanentemente aberta que pode programar bate-papos especiais com professor convidado, com possibilidade inclusive do uso da câmara de vídeo (web cam) e o quadro branco (whiteboard). O chat pode ajudar a sanar dúvidas através de conversas on line entre alunos e professores; fórum que permite a entrada em um espaço criado para discutir diversos temas propostos pelas instituições de ensino; e um espaço para projetos educacionais dos quais alunos de diversas escolas podem participar.

Esses portais podem ainda criar comunidades virtuais que promovem o desenvolvimento de trabalhos através de comunidades virtuais, estimulando a participação das diversas escolas conveniadas ao portal, que concorrerem com trabalhos escolares e produções de seus alunos e educadores.

Para encerrar citamos aqui alguns exemplos de portais educacionais para que o leitor possa por eles navegar e melhor compreender o que o texto diz:

www.educacional.com.br
www.edukbr.com.br
www.edunexo.com.br
www.escola24horas.com.br
www.klickeducacao.com.br
www.portaldeensino.com.br

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 IAHN, Luciene Ferreira· Uma realidade em evidência.

Revista Aprender Vitural, julho/agosto/2002.

<www.aprendervirtual.com>

Acessado em 12.02.2003

 

[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1. e 2. graus e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2. grau. Professor facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO - MEC - NTE-MG2

[2] Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista na formação de professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza atividades docentes na graduação (Bacharelado em Sistemas de Informação) e pós-graduação (Especialização para Professores em EAD), atua como consultora em Educação a Distância e é produtora de materiais para Educação a Distância.
luciene.iahn@softone.com.br